Ronaldo Bitencourt Dutra
por Ronaldo Bitencourt Dutra
em 06/11/2017

Master Coach, Analista de Perfil Comportamental, Coaching Assessment e Analista 360º. Trainer e sócio da D & S Ação

Blog > Desenvolvimento Pessoal > É preciso agir

É preciso agir

Recentemente, em bate-papo casual e despretensioso, após descrever minha rotina diária, especialmente desta última semana em que na quinta-feira, após trabalhar o dia todo intensamente na Procuradoria, atendi duas Coachees, em sessões de 1 hora 30 minutos; corri 9 km, segurei no colo minha filha de um mês e brinquei de pega-pega com meu filho de dois anos até cansá-lo, um amigo muito próximo e querido com quem papeava me indagou: "Como você dá conta?"...
É preciso agir

Recentemente, em bate-papo casual e despretensioso, após descrever minha rotina diária, especialmente naquela semana atarefada, após trabalhar o dia todo intensamente na Procuradoria, atendi duas Coachees, corri 9 km, segurei no colo minha filha e brinquei de pega-pega com meu filho mais velho de dois anos até cansá-lo, um amigo muito próximo e querido com quem papeava me indagou:  

- Como você dá conta? 

Ele ficou ainda mais espantado quando eu disse que acordei no dia seguinte às 5h30 da manhã para ir à academia. Já acostumado com o tipo de questionamento e espanto, respondi: Decidindo. 

 - O quê? – retrucou ele, curioso.  

- Sim. – respondi. Há algum tempo,  decidi que iria pôr em prática tudo que aprendo e também tudo que ensino nas sessões de Coaching. Que iria agir segundo meu propósito, missão e visão de vida; que seguiria meu planejamento.  

Também comentei com ele que venho escrevendo sobre a importância da ação, pois o conhecimento em si não é suficiente. É preciso agir – ou você vive a vida que você sonhou e planejou para você, ou acaba seguindo o que os outros planejaram ou planejam para você.  

Mas, o que precede a ação?  

Toda ação é precedida de uma decisão. Na verdade, como bem adverte Anthony Robbins em sua obra – Desperte seu gigante interior –, temos nos esquecido o que significa o decidir, e muitas pessoas o confundem com interesses e preferências: gostaria de ser magro; de parar de fumar, de fazer mais exercícios etc., e por não tomar verdadeiramente uma decisão se esbarram, paralisam-se no “como?” e desistem antes mesmo ou logo depois de começarem. Não se engajam, pois enunciaram apenas preferências, não tomaram uma decisão. No referido livro, Robbins explica que:  

 

“Na verdade, a palavra ‘decisão’ vem das raízes latinas deque significa ‘origem’, e caedereque significa ‘cortar’. Tomar uma decisão verdadeira significa se comprometer em atingir um resultado, e cortar qualquer outra possibilidade”.  

 

E quanto mais verdadeiramente decidimos, melhores ficamos para tomar decisões, já que a cada decisão, aprendemos a ampliar nosso senso de distinção e avaliação, mesmo quando os resultados não pareçam ser aqueles que esperávamos a curto prazo:  

 

“Não me desencorajo, porque cada tentativa errada descartada é outro passo à frente”. (Thomas Edison).  

 

Por isso, decida e aja, não deixe de agir se preocupando com o como! Decida que encontrará um meio, independentemente de qual seja:  

“Ou nós encontramos um caminho, ou abrimos um” (Aníbal).  

 

O importante é decidir, pois:  

 

É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado”. (Anthony Robbins) 

 

Decida, acredite e aja, avalie os resultados, faça distinções, e continue agindo com engajamento. Simplesmente viva a sua vida e tudo o mais também entrará em ação em seu favor:  

 

“No que diz respeito a todos os atos de iniciativa e criação, há uma verdade elementar – assim que a pessoa se engaja definitivamente, a Providência também entra em ação”. (Johann Wolfgang Von Goethe).  

 

É assim que, com a benção de Deus, o apoio da família e amigos, venho descobrindo e reconstruindo o como fazer tudo aquilo a que me proponho, acertando e errando, mas sempre aprendendo e fazendo novas distinções para tomar novas decisões.  

Mas, lembre-se: verdadeiras decisões são aquelas que geram ações, que levam você a viver a vida que você quer, e não aquela que consciente ou inconscientemente escolheram para você! 

Últimos Artigos: Desenvolvimento Pessoal



Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Grupo D&S Ação