Ronaldo Bitencourt Dutra
por Ronaldo Bitencourt Dutra
em 09/11/2017

Master Coach, Analista de Perfil Comportamental, Coaching Assessment e Analista 360º. Trainer e sócio da D & S Ação

Blog > Estudos > Como fazer uma cola, para não precisar dela

Como fazer uma cola, para não precisar dela

Caro estudante, apesar de algumas pessoas não acreditarem, eu era um pouco tímido no colégio e também no início da faculdade. Por isso, durante as aulas, sempre me sentei mais ao fundo da classe e na fileira encostada na parede. E era fácil conseguir tal lugar no dia a dia, mesmo quando chegava atrasado.
Como fazer uma cola, para não precisar dela

Como fazer uma cola para não precisar dela na hora da prova!

Caro estudante, apesar de algumas pessoas não acreditarem, eu era um pouco tímido no colégio e também no início da faculdade. Por isso, durante as aulas, sempre me sentei mais ao fundo da classe e na fileira encostada na parede. E era fácil conseguir tal lugar no dia a dia, mesmo quando chegava atrasado.

Facilidade que eu não encontrava em dias de prova. Era impressionante, mais de 30 minutos antes as cadeiras do famoso “fundão” já estavam todas ocupadas, as fileiras laterais, encostadas na parede eram disputadas a tapa! Resultado, quase sempre tinha que fazer as provas cara a cara com o professor.

Além de tímido, eu tinha muito medo de ser flagrado colando. Não conseguia me ver manuseando às escondidas aqueles pedaços de papéis com anotações pequenas e extensas. Pior é que muitas vezes as pessoas não conseguiam achar as respostas naquele monte de anotações minúsculas.

Desse modo, desenvolvi um método de fazer uma cola de modo que eu não precisasse dela. Se funcionava para mim, com certeza funcionará para você. Eu fazia mais ou menos assim:

1. Primeiro, eu lia a matéria que seria objeto da prova ao menos duas vezes (se fosse hoje, isso seria ainda mais fácil e prazeroso, pois tive a oportunidade de fazer o curso de Leitura Veloz, idealizado pelo amigo e parceiro Luis Netto, o qual super indico);

2. Após a segunda leitura, eu anotava numa folha as palavras que resumissem o texto estudado (se a matéria fosse muito extensa, eu dividia por blocos temáticos);

3. Para validar se esse conjunto de palavras poderia me ajudar a lembrar de toda matéria na hora da prova, eu tentava, a partir delas explicar o texto estudado com as minhas palavras. Se eu conseguisse, iria para o próximo passo, senão, lia atentamente toda a matéria novamente.

4. Feita a validação positivamente no passo três, para não me embanar com uma cola muito extensa, pois tinha anotado muitas palavras e, às vezes até frases, eu tinha de diminuir o número de palavras. Para fazer isso, e ter certeza que lembraria do que era preciso lembrar para ir bem na prova, eu escolhia as palavras que considerava palavras chaves e novamente tentava evocar todo o conteúdo estudado somente a partir delas. Se conseguisse, partia para o passo 5, frases, caso contrário eu repetia os passos anteriores.

5. Anotava somente as palavras chaves em um pedaço de papel (menor) e levava para a prova;

6. Por fim, dava uma rápida lida no pedaço de papel momentos antes da prova e o jogava fora, porque não queria correr o risco, mas principalmente porque não precisava mais da cola para ir bem na prova.

 

Mais tarde, depois de um tempo na preparação para concursos públicos, eu descobri que poderia usar essas palavras chaves para fazer fichas ou mapas mentais para serem usados em revisões periódicas para mandar a matéria estudada para a memória de longo prazo.

Em uma outra oportunidade eu ensino como fazer mapas mentais, resumos, fichamentos, confessando minha predileção pelos mapas mentais, mesmo sendo um péssimo desenhista.

Por ora, para terminar, preciso esclarecer que ao término das provas, eu recuperava meu lugar na fileira encostada na parede e mais ao fundo da sala.

Comece a fazer colas já, siga o roteiro acima e tudo que terá que fazer é se livrar delas antes de iniciar a sua prova!!

Lembre-se, tudo que você precisa já existe dentro de você!

Um forte e intenso abraço,

 

Ronaldo Bitencourt Dutra

Master Coach

Últimos Artigos: Estudos



Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Grupo D&S Ação