Ronaldo Bitencourt Dutra
por Ronaldo Bitencourt Dutra
em 11/07/2018

Master Coach, Analista de Perfil Comportamental, Coaching Assessment e Analista 360º. Trainer e sócio da D & S Ação

Blog > Estudos > Como aumentar o poder da mente?

Como aumentar o poder da mente?

Estudando para concursos ou vestibulares, você utiliza a sua mente no potencial máximo, mas já deve ter percebido que o cansaço pode fazer com que ela opere de forma limitada. É como ter uma Ferrari e utilizá-la somente para percorrer uns poucos quarteirões.
Como aumentar o poder da mente?

O motivo pelo qual escrevo esse texto é para ajudar você a desenvolver essa ferramenta que carrega diariamente: sua mente.

Estudando para concursos ou vestibulares, você a utiliza no potencial máximo, mas já deve ter percebido que o cansaço pode fazer com que ela opere de forma limitada. É como ter uma Ferrari e utilizá-la somente para percorrer uns poucos quarteirões.

Para a sua sorte, estimular a mente, aumentar a capacidade dela não é mistério e pode ser feito desde já. Basta, porém, que você se dedique a isso diariamente e faça escolhas mais conscientes de como levar a vida.

Acompanhe!

Ter uma imagem positiva de si mesmo

Uma das formas com que nossa mente trabalha é a partir de imagens. Pense bem: é mais difícil se lembrar de uma frase, do que de uma imagem, não? Quando nos lembramos de algo, em geral, criamos uma imagem em nossa mente e é a ela que recorremos quando necessário.

Por isso, quando pensar em si mesmo, essa imagem vitoriosa já deve ser acionada naturalmente. Como? A partir de um treinamento diário, no qual vai programar sua mente para que funcione a seu favor.

Portanto, hoje mesmo, comece a construir essa imagem. Como você se enxerga numa posição vitoriosa? Comece aos poucos. Se o seu sonho, neste momento, é ser aprovado em concurso ou em vestibular, imagine-se após a aprovação.

Você quer ser juiz? Está prestando medicina? Vá construindo a imagem de si mesmo como o profissional que gostaria de ser, atuando na profissão que escolheu.

Ter uma rotina saudável

Sua mente é parte do seu cérebro e seu cérebro faz parte do seu corpo. Portanto, quanto mais saudável seu cérebro estiver, melhor para a sua mente.

Alimentar-se bem, incluindo legumes e verduras nas refeições e adotando uma dieta sem grandes restrições é essencial. Praticar atividade física, ir à academia, caminhar, correr, nadar, também vai fazer com que se sinta bem e vai proporcionar maior oxigenação ao seu cérebro. Quem se exercita, consegue estimular a mente de modo muito mais eficaz.

Dormir uma quantidade de horas que seja suficiente para você vai fazer diferença não apenas para que se sinta bem durante o dia, mas para que consiga absorver os conteúdos que vai estudar. Não há chance de se assimilar conceitos quando se está sonolento.

Ter o hábito de exercitar a mente

Há duas formas de exercitar a mente que vão ajudá-lo a aumentar o potencial dela: ler e escrever.

É claro que você já deve fazer isso, enquanto estuda. Mas, sugiro que você também faça esses dois exercícios em momentos que nada tem a ver com as suas provas. Pesquise assuntos diversos, leia livros apenas por diversão, pois isso vai aprimorar o seu lado criativo e vai aumentar a capacidade de ler o mundo e interpretar as situações que vivencia.

Escreva sobre assuntos que não necessariamente vão fazer parte de sua avaliação. Crie uma história. Brinque com o texto que está escrevendo. A escrita é um modo de organizar suas ideias e de desenvolver raciocínio lógico.

Ter uma rotina de estudos equilibrada

Sempre que insisto em ter equilíbrio com relação aos afazeres, as pessoas me perguntam como isso é possível, já que há muito o que estudar e o tempo é curto.

Bem, é preciso entender que sua mente também tem um limite. Ou seja, não adianta estudar 15 horas por dia e não assimilar realmente o que estudou.

Procure estabelecer o equilíbrio a partir de uma agenda que inclua horas de estudos, horas de descanso, pausas para se alimentar, pausas para praticar atividade física, fazer alongamentos e, também, momentos de lazer.

Faça a experiência de seguir essas orientações por um mês e veja o quanto sua mente se tornará poderosa e seus estudos serão realizados com muito mais eficácia e qualidade.

O psicólogo inglês Tony Buzan foi um dos primeiros a buscar um método para estimular o uso da mente em sua capacidade máxima. Seu livro Use sua mente: como desenvolver o poder do cérebro é um sucesso em vendas e fica como dica para que você tenha em mãos um manual de uso da mente.

 

 

Últimos Artigos: Estudos



Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Grupo D&S Ação