Ronaldo Bitencourt Dutra
por Ronaldo Bitencourt Dutra
em 29/06/2018

Master Coach, Analista de Perfil Comportamental, Coaching Assessment e Analista 360º. Trainer e sócio da D & S Ação

Blog > Estudos > 5 dicas para evitar a procrastinação

5 dicas para evitar a procrastinação

A verdade é que a procrastinação pode ser considerada o mal deste século. Seja pelo excesso de afazeres que acumulamos diariamente, seja pelo uso cada vez mais frequente da internet, estamos, cada dia mais, fazendo pouco em muito tempo. O problema é que a procrastinação torna ainda mais distantes a realização de nossos objetivos.
5 dicas para evitar a procrastinação

Você, com certeza, já se deparou com aquela situação em que tem mil coisas para fazer, mas não consegue terminar, sequer começar nenhuma delas. Basta somente pensar nas suas obrigações, que você já encontra algo interessante na internet para ver e adiar o que tem de importante para fazer.

A verdade é que a procrastinação pode ser considerada o mal deste século. Seja pelo excesso de afazeres que acumulamos diariamente, seja pelo uso cada vez mais frequente da internet, estamos, cada dia mais, fazendo pouco em muito tempo. O problema é que a procrastinação torna ainda mais distantes a realização de nossos objetivos.

Se você já percebeu que passa boa parte do dia enrolando ou adiando o início de tarefas importantes, como os estudos para aquele concurso, precisa dar uma olhada nessas dicas de como evitar a procrastinação.

1.Crie uma lista de tarefas

Uma das grandes dificuldades de quem está habituado a procrastinar é a organização e a definição do que deve ser feito em primeiro lugar e o que pode esperar um pouco mais. Quem não se organiza, costuma ter duas atitudes: 1. deixar tudo para depois; 2. passar o dia todo “apagando incêndios”.

Se você não sabe por onde começar, tudo o que aparecer vai parecer urgente ou, pior ainda, vai deixar coisas importantes para a última hora. Portanto, comece o dia criando uma lista de tarefas, na qual conseguirá não apenas definir o que deverá ser feito, mas com o quê começar.

2.Não deixe tudo para amanhã

Você costuma deixar tudo para depois? Acha que funciona melhor, quando está sob pressão? Pois essas ideias são equivocadas.

O acúmulo de tarefas faz com que você se sinta ainda menos disposto a executá-las. Lembre-se sempre de que a procrastinação é um hábito. E só se vence um hábito trabalhando diariamente.

Portanto, todo dia, dedique-se a adiantar alguma tarefa que seria feita no dia seguinte. Você logo vai perceber que, ao adiantar pequenas tarefas, sobretudo no início da semana, vai sobrar mais tempo no fim da semana.

3.Seja realista com os seus prazos

Você pode ter uma vida atribulada com o trabalho, com os estudos e com a sua vida pessoal. Isso não significa abandonar seus sonhos, como o de ser aprovado em concurso, por falta de tempo.

O tempo é algo que funciona a partir do modo como você o sistematiza, ou seja, você é responsável por fazer o tempo funcionar como precisa. Mas seja realista. Construa sua agenda a partir do que realmente vai ser capaz de fazer.

Quando chegar o fim da semana, verifique se definiu prazos acertados e, caso necessário, faça uma mudança de rota, isto é, defina novos e mais acertados prazos.

4.Organize-se para curtir momentos de lazer

Quem falou que aproveitar os momentos de lazer é errado? Você pode e deve se divertir aos finais de semana com a família e com os amigos e ter tempo para fazer coisas de que gosta, como ouvir música ou ir ao cinema.

Mas, para evitar que essas coisas de que tanto gosta tomem tempo demais do seu dia – afinal, elas são muito prazeirosas e, uma vez que começamos, não queremos parar – o ideal é quer você planeje um tempo do seu dia ou de sua semana para realizá-las.

5.Pense em recompensas para quando concluir as tarefas

Sabe o que significam as tarefas cumpridas? Vitória. Isso mesmo. Quando você consegue passar a semana toda cumprindo as metas que você mesmo definiu, tem mais é que comemorar.

O prêmio? Bem, o prêmio pode ser algo simples, como quando você se coloca a meta de ler um capítulo inteiro do conteúdo de Direito Constitucional e depois pode passar algumas horas na internet. Mas pode ser algo maior, como quando você passa a semana toda estudando e pode passar o fim de semana na balada ou até mesmo viajando.

A ideia é que você possa comemorar, de alguma forma, o fato de ter vencido a procrastinação.

Sabe uma das coisas que mais facilitam a procrastinação na hora de estudar? Um ambiente desorganizado. Leia agora dicas de como criar um ambiente de estudos adequado.

Últimos Artigos: Estudos



Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Grupo D&S Ação